quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

QUAL O LUGAR IDEAL PARA ADORARMOS A DEUS ?

Vários séculos já se passaram desde que o mundo foi criado, e em todo esse tempo a humanidade, que se encontra separada de Deus por causa do pecado, sempre tentou se aproximar novamente do Criador através de seus próprios esforços, ainda que sem nenhum êxito.
E uma das atitudes mais visíveis que demonstra esta tendência do ser humano é a escolha de um espaço físico delimitado nesta terra, ao qual o homem elege para chamá-lo de lugar santo, sagrado ou consagrado; lugar onde as pessoas possam se abrigar das intempéries da vida e onde seja possível encontrar-se com o seu Deus; ouvir a sua vós; alcançar o favor e a graça que dele provem.
Mas a cegueira espiritual que perdura em cada homem ou mulher que ainda não conhece a verdade revelada por Deus aos homens, não lhes permite enxergar o verdadeiro lugar de adoração ao Altíssimo, ainda que, tão perto de cada pessoa ele se encontre.
“Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Isaías 55:6.
Sabemos pelos próprios escritos dos apóstolos, homens santos de Deus, que falaram inspirados pelo Espírito Santo, que quando Deus instituiu um lugar específico para reunir-se com o seu povo, quer seja o tabernáculo no deserto, ou o templo nos dias de Salomão, tudo não passou de sombra daquilo que haveria de vir; e se era sombra somente, não poderia durar para sempre. Mas qual seria então a imagem real destas coisas?
Ao encontrar-se com uma mulher samaritana, na fonte de Jacó, Jesus, sendo Judeu, foi advertido por ela a respeito do lugar ideal para adorar a Deus, pois enquanto os samaritanos adoravam no monte, os judeus diziam que somente em Jerusalém deveriam adorá-lo.
Entretanto, eis na resposta do mestre a revelação do grande mistério, que esteve oculto a todos os homens que buscavam a Deus em um lugar definido e limitado. Disse Jesus àquela mulher:
“Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai”. João 4: 21. E ainda: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. João 4: 23.
Finalmente é chegado a nós o esclarecimento sobre essa questão tão discutida por todos os homens e em todos os lugares do mundo; por todas as raças, tribos, línguas e nações. As palavras do Senhor Jesus nos dizem que, simplesmente, não existe um lugar específico para se adorar a Deus, porque Deus é Espírito, e quem o adora, deve fazê-lo em espírito e em verdade.
Não há na terra um lugar tão santo que seja capaz de abrigar o Altíssimo; não há templos feitos por mãos humanas que possam servir de habitação para ele. O desejo de construir uma casa para o Senhor, não provem de Deus, mas do próprio homem, cuja incredulidade o torna depende de algo visível e palpável para sustentar sua fé.
Mas Jesus disse: “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim”. João 15:4.
Jesus Cristo é o lugar ideal para encontrarmos a Deus; ELE É O LUGAR. Só precisamos permanecer nele, e os frutos surgirão naturalmente. Não há necessidade de o buscarmos aqui ou ali, pois Ele é o lugar onde devemos estar; e quem está nele, tem livre acesso ao trono do Pai, de onde jorram rios de águas vivas para todos os que carecem da sua glória.
Em Jesus, temos o pão que mata nossa fome, pois ele mesmo disse: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”. João 6: 51.
Em Jesus, temos a água que sacia a nossa sede, pois assim ele também disse à mulher samaritana: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”. João 4: 14.
Quanto a congregar com outros irmãos, isto também não depende de um lugar específico e nem de um dia ou hora marcados, pois o congregar em Cristo, dá-se, em primeiro lugar, de forma individual, ou seja, ramo por ramo, conforme a fé daquele que ouve a palavra do evangelho de Jesus Cristo e crê naquele que o enviou. Uma vez enxertado na Oliveira, que é Cristo, aquele que crê se torna participante da raiz e da seiva que ela produz.
A reunião dos santos se dá primeiramente em Cristo, “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a CONGREGAR EM CRISTO todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra”. Efésios 1:7-10.
Este é o primeiro passo, e o mais importante de todos; o estar e o permanecer em Cristo.  A partir daí, como todos os ramos que estão em Cristo se alimentam da mesma seiva; pertencem à mesma raiz; são membros uns dos outros e guiados pela mesma cabeça; é natural que brote em cada ramo, o ardente desejo de congregar uns com os outros, ou seja, estar próximos uns dos outros, a fim de glorificar e engrandecer, aquele que movido por um amor incondicional e incompreensível, entregou o seu maior tesouro em favor de todos os homens, sendo estes, ainda pecadores.
Jesus disse que se dois ou três estiverem reunidos em seu nome, ali ele se fará presente, não porque mencionam o nome de Jesus, nem porque intitulam aquele lugar de A CASA DE DEUS, mas porque reúnem em seu nome, aqueles que já lavados pelo sangue do novo testamento, que foi derramado por muitos para remissão dos pecados, agora se tornaram o templo do Espírito Santo.
“E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda”. I João 2: 28.
Grande é este mistério!
Deus os abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário