quarta-feira, 27 de novembro de 2013

AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPIRITO ...

A Palavra aos Gálatas faz uma detalhada explanação sobre a existência de um fruto imprescindível na vida cristã daquele que é nascido de novo; fruto que nasce naturalmente no ramo do zambujeiro, mas pela graça do nosso Redentor é enxertado e feito participante da seiva da raiz da Oliveira, ao qual chamou de FRUTO DO ESPÍRITO. Mas o mesmo texto descreve  também minuciosamente sobre algo que se opõe de maneira ferrenha e obstinada, a esse fruto; e a isso, chamou Paulo deOBRAS DA CARNE. Vejamos:
Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne, porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis (Gálatas 5.16, 17).
Porque os que são segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; é inimizade contra Deus, mas a inclinação do Espírito é vida e paz.  Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus, e, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele  (Romanos 8.5-9).
Portanto amados, procuremos então seguir o raciocínio de Paulo, para então obtermos uma definição mais precisa do que é cada um desses dois oponentes citados na bíblia.
E não é difícil descobrir se estamos andando segundo o Espirito de Deus ou fazendo a vontade da carne, as nossas próprias obras já evidenciam isso, porque as obras da carne, nem de longe se parecem com as obras de quem tem em si mesmo o fruto do Espirito. 
Porque as obras da carne são inimigas do espírito, pois enquanto este anelava por agradar a Deus, seu corpo corruptível militava contra ele para satisfazer a vontade da carne, de tal forma que o servo de Deus, reconhecendo toda a fragilidade do seu corpo, lamentou:  Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?  (Romanos 7.24).
E a Palavra de Deus nos exorta a vigiar para que o pecado não venha habitar em nós, porque o pecado é próprio da carne, e a carne inclina-se para o pecado, mas o espírito anseia pelas obras do Espírito, então há um conflito constante entre a carne e o espírito. Vamos para a Palavra:   
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. Ora, se eu faço o que não quero já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim 
Acho  então, que quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus, mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado (Romanos 7.18-25).
Porque as obras da carne são conhecidas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro como já, outrora, vos preveni que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam (Gálatas 5.19).
Mas o Fruto do Espírito é: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, caridade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivermos no Espírito, andemos também no Espírito (Gálatas 6.19-25).   
Vemos então que há uma série de obras consideradas carnais, coisas que notamos com frequência ao nosso redor, confirmando mais ainda que não somos do mundo, e que quem ama o mundo, o amor do Pai não está nele, como dizem as escrituras.
Mas em meio a todo este ensinamento o que realmente precisamos entender é que todas estas obras da carne, bem como as manifestações do fruto do Espírito, se dão naturalmente na vida de um ser humano sem que haja mesmo, muito esforço para isso; dependendo tão somente da árvore a que este está ligado e do nível de afinidade  que mantém com ela.
A questão principal é: Sou verdadeiramente um ramo do zambujeiro enxertado a Oliveira, sendo participante da raiz e da ceiva desta árvore para me alimentar? Ou ainda permaneço como zambujeiro, que nunca foi enxertado na oliveira, e por isso, não consigo manifestar o fruto do Espírito Santo?
Jesus disse:  Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? (Mateus 7.16).
Amados, se em nossa carne não habita bem algum, como então poderemos confiar nela? O melhor mesmo é morrer para o mundo, crucificando a nossa carne, esvaziando-nos de nós mesmos, a fim de ganharmos a Cristo, em quem, pela fé, sabemos que nossas vidas estão escondidas.  
O homem de Deus exemplifica esse compromisso que precisamos ter com o Senhor, dizendo:  Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim(Gálatas 2.20).  
E a Palavra exorta para que andamos na luz e não tropeçamos nas obras da carne as quais são trevas. Necessário é praticar e viver as obras do Espírito, ser participante do fruto do Espírito, porque fomos chamados à liberdade, e não podemos usar da liberdade para dar ocasião à carne, mas servir uns aos outros pela caridade.
Se vivermos para a carne certamente praticamos as obras que são próprias da carne, fazendo a vontade da carne, isto é viver na prática do pecado que habita na carne. Porque se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos; sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, morremos para o pecado; mas, vivemos para Deus.
E não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado, mas apresentai-vos a Deus, como instrumentos de justiça.
Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 6.23).  
                  NÃO HÁ CONDENAÇÃO PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO
Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque Jesus me livrou da lei do pecado e da morte
Porque  Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, e pelo pecado, condenou o pecado na carne, para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito (Romanos 8.1-3).
    A PALAVRA  NOS ACONSELHA IMITAR A CRISTO
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; e quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com Ele em glória.  
Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.  
Andar em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Porque o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da Redenção.
Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. 
Porque bem sabeis isto que nenhum  impuro,  tem herança no Reino de Cristo e de Deus. E  ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Porquanto, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz, porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade aprovando o que é agradável ao Senhor.
não erreis, Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifaráO que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção, mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna (Gálatas 6.7, 8).   
Louvai ao Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário