terça-feira, 13 de agosto de 2013

O TEMPLO DO ESPIRITO SANTO....

Há um grande mistério que aos pequenos foi revelado, mas aos sábios e entendidos, este continua oculto;
Há uma casa onde habita aquele que é Santo, e onde nenhum tipo de impureza pode se fazer presente;
Onde não existe qualquer espaço para trevas, pois a luz do rosto de Deus, ali reside;
Há um lugar chamado de TEMPLO do Espírito Santo; onde o pecado não encontra guarida;
E onde nenhuma carne nascida sob o pecado pode se achegar, porque Santo é;
Nesse lugar, nenhuma maldade encontrará abrigo, pois SANTIDADE convém à casa do Espírito que provem de Deus;
Nenhum sentimento perverso poderá ser capaz de fazer morada em um lugar como este, ao qual o próprio Deus o chamou de santíssimo lugar;
Que mortal poderia adentrar em sua morada?
Que homem poderia ser achado digno de entrar no lugar de sua habitação e cear com Ele?
Contudo, como dizem as escrituras: “Eis que este (JESUS) é posto... para ser alvo de contradição". Lucas 2.34.
Vejam o lugar que Deus, por meio de seu filho Jesus Cristo, elegeu para fazer habitar o seu Santo Espírito:
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. I Coríntios 6: 19.
“E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; mas Cristo, como Filho sobre a sua própria casa; a qual casa; somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até o fim”. Hebreus 3: 5-6.
Que mente humana poderia compreender esse mistério? Nem o homem mais sábio do mundo seria capaz de discerni-lo, pois eis que o perfil traçado pelas escrituras a respeito do homem, nem de longe condiz com o perfil do lugar da habitação do Espírito de Deus.
Dizem as escrituras:
“... Porque a imaginação do homem é má desde a sua meninice...” Gêneses 8: 21.
“Quanto ao homem, os seus dias são, como a erva. Como a flor do campo assim floresce, e passando por ela o vento, o seu lugar não será mais conhecido”. Salmo 103: 15-16.
“E viu o Senhor, que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”. Gêneses 6: 5.
Com todos esses predicados, definitivamente homem nenhum, jamais poderia servir de templo para um Espírito que é PURO e SANTO; o qual foi enviado por meio daquele QUE É; QUE ERA e QUE HÁ DE VIR.
Entretanto, PASME a humanidade: Há um Deus, cuja loucura é mais sábia do que os homens e cuja fraqueza é mais forte do que os homens (ler I Coríntios 1: 25). E a respeito de seus amados disse: “...NELES HABITAREI, E ENTRE ELES ANDAREI; E EU SEREI O SEU DEUS E ELES SERÃO O MEU POVO”. II Coríntios 6: 16b.
Aprouve a Deus fazer de seus filhos, o templo de sua habitação. Quem poderia compreender isto senão os nascidos da água e do Espírito?
Esse é o Deus que anunciamos; o qual, para salvar o que se havia perdido, nem mesmo a seu filho poupou, e por causa do sangue que foi derramado em favor de muitos, “... tornou a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra” Efésios 1: 10.
Por seu filho, justifica o pecador, não havendo necessidade de que outro sacrifício pelos pecados seja oferecido, e os que nele creem, tornam-se aos olhos de Deus, mais alvos do que a neve, sendo achados dignos de receber pela fé, a promessa do Espírito. 
Quem compreenderia a mente do Senhor? Quem poderia contar os seus pensamentos? Mas  o mundo não se importou em conhecer a Deus pela sua sabedoria, então aprouve a Deus salvar alguns pela loucura da pregação. Ler I Coríntios 1: 21. Pregação esta que tem a ver com morte, e morte de cruz; palavra de loucura para os que perecem, porém, palavra de PODER para os que creem.
Esse Deus “apanha os sábios na sua própria astúcia”. I Coríntios 3: 19. E escolhe as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Dá vida aos mortos e chama as coisas que não são como se já fossem. Ler Romanos 4: 17.
Renda-se, portanto, todo homem à sua presença, pois é grande e digno de todo louvor e adoração. Seu amor não pode ser comparado; sua paz ultrapassa nosso entendimento; e o fruto do seu Espírito em nós nos refaz, sepultando o que já estava morto e fazendo ressurgir uma nova criatura que agora vive, não para a carne, mas aguardando a redenção em Cristo Jesus, esperança da glória.
E os que agora são chamados pelo seu nome, e em cujo coração habita o Espirito de Deus, precisam estar vigilantes, pois já não são deste mundo, mas pertencem ao mundo vindouro, e a vida que agora vivem na carne; devem vive-la pela fé no filho de Deus, tendo cuidado para que ninguém destrua o templo do Espírito Santo, pois, “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós , é santo”. I Coríntios 3: 17.
Deus os abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário