segunda-feira, 12 de agosto de 2013

NÃO SEJA APENAS OUVINTE ..

A Palavra I Tiago 1.19-23 descreve:  Sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é somente ouvinte da Palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla o seu rosto natural  ao espelho, mas aquele,  que atenta  para a lei não sendo ouvinte esquecido,  fazedor da obra, este tal será bem-aventurado.


Sabeis isto, que todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar, rejeitando toda imundice e malícia, receba com mansidão a palavra que em vós foi enxertada, a qual pode salvar a vossa alma.

Amado, segundo a Palavra, se você busca a salvação através da frequente participação nos  cultos,  no batismo, dar dízimos, ofertas e cumprir doutrinas da igreja, não é suficiente para a salvação. Indispensavelmente a vida eterna começa pelo arrependimento, conversão, o nascer de novo e ser uma nova criatura lavada e remida pelo sangue do Cordeiro de Deus.

Porque se não guardar os seus mandamentos, e não houver um compromisso com o Evangelho de Cristo; não há salvação, porque a salvação vem pelo Evangelho, se o retiverdes conforme  foi anunciado, se não é que creste em vão (I Coríntios 15.1, 2).  

No Evangelho de Mateus 7.21- 23,  disse Jesus: Nem todo o que diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos Céus, mas somente aquele que faz a vontade do Pai, que está nos céus.

CRISTO PREGA O ARREPENDIMENTO

Mateus 4.16-17, disse o Senhor diz: O povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou.   Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.

             Estando o Senhor em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se juntamente com Ele e os discípulos. E os fariseus, vendo isso, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes.  Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento (Mateus 9.10-13)..

 Jesus Cristo, ungido por Deus com Espírito Santo e com virtudes, o qual andou fazendo o bem e libertando todos os oprimidos do diabo, curando enfermos, ressuscitando mortos, expelindo demônios, fazendo verdadeiras maravilhas, jamais vista na face da terra. É bom lembrarmos que   Ele é o mesmo ontem, hoje, e será eternamente.

O Sumo Pastor, que deixa noventa e nove ovelhas no deserto e vai em busca da perdida, e achando-a, não a espanca, nem a traz açoitando, mas  coloca-a sobre os ombros, e traz  com  júbilo e alegria.

O Grande Pastor que não veio chamar  justos, mas os pecadores ao arrependimento, porque há muito mais alegria no Céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.

No   dia  de pentecostes, no livro de Atos 2.37, 38, a multidão, ouvindo o discurso de Pedro,   eles isto,  compungiram-se  em  seu   coração   e perguntaram  a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?

                  E   disse-lhes   Pedro:  Arrependei-vos,  e    cada   um   de   vós,   seja batizado em Nome de Jesus   Cristo  para  perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.  Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos  filhos e a todos os que estão longe:  A tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.

O PERDÃO PARA SALVAÇÃO

Na carta aos Romanos 3.20, a Palavra afirma que nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei, vem o conhecimento do pecado, fazendo-se  necessário que Deus preparasse um plano para a salvação do homem que estava morto na maldição do pecado, ainda que para isso houvesse derramamento de sangue, o qual na sua infinita benignidade e misericórdia deu o  seu próprio Filho em sacrifício vivo na cruz do Calvário para a remissão dos nossos pecados,  ressuscitando-O ao terceiro dia para nos ofertar  a salvação para a eternidade.

E hoje,  pela  aspersão do seu sangue,  achamos   lugar  de  arrependimento, porque Cristo levou sobre si o pecado do mundo inteiro (Isaias capítulo 53), abriu a porta do paraíso, e nós, sendo inimigos de Deus, fomos reconciliados pela morte do seu filho, e, pelo seu sangue restabeleceu a paz  entre  Deus e o homem.

O NOVO NASCIMENTO

Evangelho de João 3.2 a 7 – Um certo príncipe judeu chamado Nicodemos, foi ter com Jesus a noite, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

Respondeu-lhe  Jesus: Aquele que não nascer de novo, não pode  ver o reino de Deus.  Perguntou Nicodemos: Mestre como pode um homem nascer sendo velho? Por ventura poderá entrar novamente no ventre de sua mãe e nascer?

Então disse-lhe Jesus: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é Espírito.  Não te maravilhes de ter dito,  necessário vos é nascer de novo.

            É importante observar a grandeza das Palavras de Cristo  que não disse sobre a necessidade do novo nascimento a um ladrão, ou a uma prostituta, os quais, sobrecarregados de  pecados, necessitavam de uma mudança radical e urgente,  mas disse justamente a um  homem de uma conduta ilibada, príncipe dos Judeus, religioso, zeloso  da lei de Moisés, o qual tinha  certeza  que   Cristo  verdadeiramente é  o Filho de Deus. Porem,  para herdar a vida eterna,  aquele homem estava nas mesmas condições de todos os pecadores, porque faltava-lhe o essencial para alcançar a  salvação, faltava-lhe o arrependimento, a conversão, a fé, o   nascer de novo.

Observe que Nicodemos entendeu a advertência do  Senhor Jesus Cristo numa visão material, indagando como seria possível um homem  já formado, tornar a entrar no ventre da sua mãe, mas o Senhor lhe falava das coisas espirituais; o nascer da água é o arrependimento, e o nascer do espírito a conversão, a fé para crer  verdadeiramente na aspersão do sangue de Cristo na cruz  para remissão  dos pecados, crer na sua ressurreição  para a salvação da vida eterna. Fé suficiente para receber a Cristo como Senhor e Salvador da sua vida, porque em nenhum outro há salvação.

II Coríntios 5.17 - Se alguém está em Cristo,  nova criatura é, as coisas velhas já se passaram, eis que tudo se fez novo.

Tudo se faz novo quando nos arrependemos, cremos em Cristo e lhe entregamos a   vida, e o Espírito Santo de Deus passa a habitar em nós, e nos regenera da obra da carne para o pecado. Quando despojamos da natureza pecaminosa do velho homem que jazia sob os cuidados da carne, habitando  no seu corpo a lei do pecado e da morte, mas tendo recebido um novo coração, somos libertos dos desejos carnais e da concupiscência   para o pecado. A  nova criatura é  inclinada para os frutos do Espírito,  a santificação,   provando a boa palavra de Deus, o dom celestial, sendo participante  do Espírito Santo e das virtudes do século futuro.

Aquele que não nascer de novo, não pode ter domínio sobre a carne e o pecado, o  velho homem, pela falta de entendimento espiritual, e pela dureza de coração,  era  governado pela carne e servindo ao pecado, estava  separado da comunhão com Deus. Mas quando nascemos de novo, somos libertos do poder do pecado para viver segundo a vontade de Deus. Uma vez restabelecida a paz com Deus pelo sangue de Cristo, isto é, Deus está em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação.

A palavra de Deus nos dá o penhor que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Romanos 8.1).

Jesus chorou

Na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, (Lucas 19.21 a 44) quando chegava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto, dizendo:   Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!

  E, quando ia chegando, vendo a cidade, Jesus chorou sobre ela, dizendo: Ah! Se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas, agora, isso está encoberto aos teus olhos.

   Jesus chorou pelo pecado e incredulidade do povo, vendo o homem morto na maldição do pecado, e não creram nele com o seu Redentor, como  enviado de Deus para remir o homem do pecado e da morte, apesar de   tantos sinais,  maravilhas e milagres. Chorou pelo  seu infinito amor a humanidade que estava nas trevas do pecado, e  a luz resplandeceu sobre as trevas, e as trevas não o compreenderam.

O mundo que fora feito por Ele não O conheceu. Chorou porque  veio para absolver e  salvar  o que era seu,  mas os seus não o receberam, mas todos os que o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade.  (Evangelho de João 1.5 a 14).

 E hoje, o Senhor ainda  lamenta e chora pela incredulidade e iniqüidade que assola a humanidade, apesar de tudo que Cristo fez para nos salvar, muitos não crêem e nem o recebe como seu legítimo salvador. Com profunda tristeza em seu coração,  Jesus pranteando  lamentou dizendo: Ah! Se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence!

E você meu amado irmão, conhece essa  Paz , você sabe o que a tua paz pertence?  Ela habita em seu coração? Qual o significado dessa  Paz em sua vida? 

Essa Paz é o alívio das opressões, é a libertação, a transformação de vida. Essa  Paz é  o nascer de novo, ser uma nova criatura, lavada e remida pela aspersão do sangue de Cristo.  O próprio Jesus disse:  Aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.

Este  é  um momento especial e oportuno   para o irmão fazer  uma reflexão na sua vida espiritual, avaliar as suas decisões e se realmente  tem cooperado com o Reino de Deus e principalmente, como tem se preparado para a sua própria salvação, e responda a você mesmo, se verdadeiramente nasceu de novo e recebeu as virtudes do Espírito Santo em sua vida, ou é apenas um ouvinte esquecido sustentando  a tristeza de Cristo pela sua constante rejeição aos apelos do  Espírito santo de  Deus, e não sejas incrédulo, mas crente.

Para sua reflexão:

II Coríntios 6.2: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.

Louvai ao Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário