sexta-feira, 25 de maio de 2012

PROFECIAS E REVELAÇÕES SEGUNDO AS ESCRITURAS.

Vamos conhecer o significado das palavras que fundamentam o nosso estudo, segundo os dicionários bíblicos e a palavra de Deus:

PROFECIA: A mensagem de Deus anunciada por meio de um PROFETA a respeito da vida espiritual e moral do seu povo (II Pedro 1.20, 21). As profecias tratam da predição do futuro, mas geralmente se prendem às necessidades presentes das pessoas.
REVELAÇÃO: Desvendar mistérios e segredos de Deus. Inspiração sobrenatural em que Deus faz conhecer a sua vontade pelo Espírito Santo (Atos 20.23 e 21.4, 11).
O relato das sagradas escrituras apresentado na carta aos Hebreus 1.1, narra que na antiguidade, Deus falava muitas vezes e de muitas maneiras, aos nossos pais pelos profetas, mas hoje, a nós fala pelo seu Filho, o que fora confirmado pelo Senhor Jesus, que declarou: A Lei e os Profetas duraram até João (Lucas 16.16).
Desde então, vivemos a era da Graça, porque Jesus disse: Eu vou, mas não vos deixarei órfão, eis que enviarei o meu Espírito Santo, ele vos convencerá do pecado e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
Essa profecia teve cumprimento no Novo Testamento relatado décadas após a ascensão de Jesus Cristo ao Trono do Pai, tudo divinamente revelado pelo Espírito Santo aos seus Apóstolos e Discípulos, os quais relembraram as palavras do Senhor Jesus e as registraram nos livros da Nova Aliança as obras maravilhosas por Ele realizadas no decorrer do seu ministério, apresentadas nos quatro primeiro livros, o Evangelho, como também nas demais escrituras.
As PROFECIAS referenciadas no Novo Testamento do Senhor Jesus, deixaram de ser uma prática habitual como era costume freqüente de Deus no Antigo Testamento para falar aos povos pelos profetas, porque hoje, não existe mais a figura do profeta (Lucas 16.16) para intermediar e manifestar ao povo a vontade de Deus, justamente porque vivemos a era da Graça, e todo aquele que crê no Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador, é ungido pelo seu Espírito Santo e está capacitado espiritualmente a interceder a Deus, sempre em nome do Senhor Jesus, ainda que não saiba como e o que pedir, pois, o Espírito Santo conduzirá as suas petições ao Trono de Glória de Deus, até com gemidos inexprimíveis (Romanos 8.26).
Mesmo assim, ainda existem muitas igrejas que usam as PROFECIAS e REVELAÇÕES na prática cotidiana, como presciência, mas desde o Antigo Testamento, o Senhor Deus já alertava os povos sobre as profecias mentirosas, meditem:
No livro de Deuteronômio 18.20-22, disse o Senhor: O profeta que presumir soberbamente de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenho mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, o tal profeta morrerá. Se disseres no teu coração: Como conheceremos a palavra que o Senhor não falou?
Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o Senhor não falou; mas com soberba a falou o tal profeta.
O Senhor falou também pelo profeta Jeremias 23.16-26, dizendo: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam; ensinam-vos vaidades e falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor.
Não mandei os profetas; todavia, eles foram correndo; não falei a eles; e eles profetizaram. Mas, se estivessem no meu conselho, então, fariam ouvir as minhas palavras ao meu povo, e o fariam voltar do seu mau caminho e da maldade das suas ações. Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei! Sonhei!
E ainda em Jeremias 29.8,9, assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos que sonhais, porque eles vos profetizam falsamente em meu nome.
O Senhor faz revelações imprescindíveis para que hoje não sejamos enganados, Ele fala abertamente dos profetas mentirosos que fazem o povo errar revelando profecias de vaidade porque falam da visão do seu coração, e não da boca do Senhor. Mas o Senhor faz uma indicação importante para que saibamos discernir se a profecia foi dita por Ele ou veio da vaidade do profeta, observem quando Ele disse: Como conheceremos a palavra que o Senhor não falou?
Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, e a profecia não se cumprir, esta é profecia que o Senhor não falou; mas com arrogância a falou o tal profeta.
Outra recomendação importante para confirmação da autenticidade da PROFECIA se realmente foi inspirada pelo Espírito Santo de Deus ou se veio pelo engano do homem, é ficar atento quanto ao resultado final que conduzirá essa PROFECIA.
Se o final da PROFECIA revelada for conduzido para edificação e crescimento da vida espiritual do crente, para honra e glória de Deus, certamente a profecia veio de Deus. Porem se o conteúdo dessa PROFECIA for direcionado para as prosperidades materiais para deleite e gloria do homem, pode repreender, porque é terrena, material e diabólica.
Porque no Evangelho de Cristo não há uma só referência de promessa de prosperidade material para aqueles que lhes são fieis, o Senhor Jesus tem algo melhor e infinitamente superior a toda riqueza deste mundo. Ele nos envolve na sua graça, também dá paz ao nosso espírito e ainda nos oferta a vida eterna para os dias vindouros. Este é o galardão para aqueles que esperam pela vinda do Senhor.
As PROFECIAS citadas na palavra, verdadeiramente são produzidas pela vontade de Deus e se cumprem na íntegra, porque a palavra de Deus não volta para si vazia. Diferentemente das PROFECIAS proferidas por muitos pregadores contemporâneos que banalizaram esse dom maravilhoso e passaram a falar segundo a vaidade do seu coração e acabam errando, porque são geradas pela vaidade de homem.
Portanto amados em Cristo, não guarde no coração nada que não venha da vontade de Deus, porque a palavra diz que enganoso é o coração do homem, e desesperadamente corrupto.
AS PROFECIAS E REVELAÇÕES NO EVANGELHO DE CRISTO
No Capítulo 14 da primeira carta aos Coríntios, como também nas demais escrituras do Novo Testamento do Senhor Jesus, há citações sobre PROFECIA, não somente sobre os segredos de Deus, mas principalmente, o PROFETIZAR aquilo que já está escrito no Novo Testamento.
O PROFETIZAR, como sinônimo da pregação do Evangelho, anunciar os acontecimentos futuros, e principalmente a salvação pelo arrependimento e conversão e a vinda do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para arrebatar a sua igreja. Vamos meditar:
I Coríntios 14: Segui a caridade e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar, porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios.
Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. Eu quero que todos vós faleis línguas estranhas; mas muito mais que profetizeis, porque o que profetiza é maior do que o que fala línguas estranhas.
E, agora, irmãos, se eu for ter convosco falando línguas estranhas, que vos aproveitaria, se vos não falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?
De sorte que as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os gentios; e a profecia não é sinal para os gentios, mas para os crentes.
Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem línguas estranhas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão, porventura, que estais loucos? Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é apreciado.
Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
Falem dois ou três profetas, e os outros apreciem. Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos poderão profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam e todos sejam consolados.
Observem que as PROFECIAS e REVELAÇÕES citadas nos livros do Novo Testamento fazem parte da diversidade de dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo de Deus, segundo a vocação de cada um para o que for útil.
A Palavra impulsiona a praticar o dom de PROFECIA muito mais do que o de FALAR LINGUAS ESTRANHAS, porque o dom de PROFECIA é mais proveitoso a igreja do que o de FALAR LINGUAS ESTRANHAS, e compara os resultados decorrentes dos benefícios desses dons.
Porque o dom de PROFECIA aqui citado não são adivinhações, nem previsões para o futuro, mas é o ide de Marcos 16.15, e refere-se à pregação do Evangelho, a PROFETIZAR o que já está escrito na palavra de Deus por inspiração do Espírito Santo, porque o que fala língua estranha fala a Deus, mas o que PROFETIZA fala a igreja, e, se todos estiverem falando em línguas estranhas e entrar alguém que não conheça a palavra poderão até dizer que estão todos loucos, mas estiverem todos profetizando, isto é, revelando a palavra do Senhor descritas nos livros do Novo Testamento, por todos é apreciado.
E na segunda carta universal de Pedro 1.20, 21, relata que a PROFECIA aqui citada, se refere à pregação do Evangelho do Senhor Jesus, já estabelecida por inspiração do seu Espírito Santo. Observem:
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma PROFECIA da Escritura é de particular interpretação, porque a PROFECIA nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Como também em Apocalipse 1.3 disse Jesus: Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta PROFECIA, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
Portanto, as últimas PROFECIAS reveladas sobre as coisas de Deus atinentes aos acontecimentos futuros, como também toda doutrina para igreja de Cristo, encerram-se com o apóstolo João na ilha de Patmos, desde então toda e qualquer nova PROFECIA como doutrina acrescentada, divergindo do que já está escrito sob a vontade do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, torna-se uma falsa PROFECIA.
Episódio semelhante está ocorrendo com as REVELAÇÕES, existem pregadores usando-as como paradigma de presciência, adivinhações (Atos 16.16), o que fere a essência da verdade do Senhor Jesus Cristo, porque isso não tem nenhum vínculo com as REVELAÇÕES vinda do Espírito Santo (Efésios 1.17), porque a REVELAÇÃO verdadeira é a manifestação do próprio Espírito Santo, trazendo a luz o discernimento dos mistérios de Deus para edificação e crescimento espiritual da igreja, segundo a sua vontade. Vamos apreciar:
Evangelho de Lucas 10 21, 22, estando Jesus com os seus discípulos, alegrou-se no Espírito Santo e agradeceu ao Pai, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas (mistérios de Deus) aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos; assim é, ó Pai, porque assim te agradei.
Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho, senão o Pai, nem quem é o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Portanto, as REVELAÇÕES são bíblicas, mas não é uma simples palpitação do coração do homem, e não é exclusividade para pastores e dirigentes de igreja, aliás, como disse Jesus, o Pai oculta, esconde as revelações espirituais aos sábios e entendidos (eruditos da cúpula) e as revela aos pequeninos, aos mansos e humildes de coração, como também àquele a quem Jesus quiser revelar, segundo a sua vontade.
Como também Paulo exemplificou dizendo (Gálatas 1.11,12): O Evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens, porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela REVELAÇÃO de Jesus Cristo.
É oportuno evidenciar, que não estamos aqui removendo ou mutilando as PROFECIAS e REVELAÇÕES, porque são dons espirituais com fundamento na palavra, mas o intuito é alertar aos irmãos para que não sejam atraídos e sucumbidos pelo mau uso desses dons espirituais, que estão sendo banalizados por muitos pregadores.
Louvai ao Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário