segunda-feira, 1 de setembro de 2014

BEM AVENTURADO O VARÃO QUE NÃO ANDA SEGUNDO O CONSELHOS DOS ÍMPIOS.

A afirmativa expressa no tópico deste texto faz parte de uma série de recomendações e exortações descritas no primeiro capítulo do livro de salmos, cuja seriedade deve ser observada por todos que almejam ser sábios e andar no Caminho que leva a salvação.
As escrituras dizem: Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.  Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmos 1:1-2).
É bem possível que alguém que não frequenta lugares mundanos, responda negativamente a qualquer que lhes perguntarem se está andando segundo o conselho dos ímpios, ou se detém no caminho dos pecadores, ou quem sabe, se assentando na roda dos escarnecedores. Mas nos dias atuais, deixar de frequentar lugares impróprios, seria o suficiente para manter o cristão íntegro e andando em santidade diante de Deus?
Com o avanço da tecnologia proporcionando maior acessibilidade aos meios de comunicação e interação entre pessoas, o simples fato de assistir certos programas de televisão  como entretenimento, novelas e noticiários que não trazem edificação ao Corpo de Cristo, sem dúvida alguma, é estar conivente com essas práticas pecaminosas e, negligente a busca pela santificação, sem a qual ninguém verá ao Senhor.
A televisão traz uma avalanche de desmoralização e perversidade para dentro dos lares. Estar assentado diante de uma TV para apreciar esses programas é estar literalmente, andando no caminho dos ímpios, ouvindo o seu conselho e assentando-se na roda dos escarnecedores, uma vez que a maioria dos programas televisivos criados com a finalidade de destruir a moral e corromper os bons costumes dos povos.
Como não se contaminar ao assistir programas que incentivam a violência, prostituição, homossexualismo, corrupção e outras abominações que só servem para afastar o servo do caminho que leva a Deus? Como manter-se puro, com uma mente sã ao alimentar-se diariamente de lixos eletrônicos despejados, nos lares impiedosamente.
O capítulo 1 Salmos, ainda está escrito: O justo será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.
Mas não são assim os ímpios, porque são semelhantes à moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Mas o caminho dos ímpios conduz à ruína (Salmos 1.3-6).
Na verdade, pouco ou nada pode-se aproveitar das redes de televisão, inclusive as programações esportivas considerados por muitos como um incentivo às praticas saudáveis, tem se tornado cada vez mais objeto de violência e idolatria, levando multidões de pessoas a histerias e neuroses obsessivas.
O futebol, por exemplo, chamado de paixão nacional, além de visar somente fins lucrativos sem limites, é envolvido por práticas e rituais satânicos que ocorrem nos bastidores dos estádios, e isso não é segredo para ninguém. Homens e mulheres que sem Deus, atraem para si todo tipo de perversão e iniquidade, visando somente à disputa, além de poucos momentos de alegria em detrimento a amargura de outros.   
Sinceridade, alguém acredita mesmo que  seria possível o Deus Altíssimo compartilhar dessa confusão? Na competitividade, para alguém ganhar outro tem que perder, em síntese, não há vencedor, exceto os atletas dos grandes clubes e a máfia que manipula essa atividade, os demais são apenas idólatras patrocinadores dessa coisa mundana, e ainda que não frequentem estádios, o simples fato de ligar a tela para assistir a um jogo, já estará cooperando para expandir esse mercado sugerido por mamom.
Eu lamento ter  que dizer isso, mas o futebol, como o esporte num todo vai levar muita gente para o inferno. Estamos referindo aos de crentes que tem paixão por esse esporte, adoram seus times preferidos, mas a Palavra diz claramente que é impossível servir a dois senhores (Mateus 6.24).
Poderíamos contestar os resultados catastróficos obtidos em muitas partidas de futebol? A mídia tem grande satisfação em noticiar a criminalidade,  brigas de torcidas, muitas vezes resultam vítimas fatais. E quanto mais trágico for o evento melhor para os órgãos de imprensa porque a dor e o sangue dos envolvidos lhes rendem muito lucro, porque o povo adora ver a desgraça alheia.
Agora que conhecemos essa triste realidade, que programas televisivos seriam apropriados para um cristão apreciar? Teoricamente, seriam os programas de cunho evangelístico, ou seja, as pregações televisivas, entretanto, a maioria desses programas estão longe de ser uma opção adequada para edificar os servos de Deus, pois atuam como os mais terríveis vírus a saúde espiritual dos crentes.   
A mentira é a principal retórica dos empresários da fé, usam o sangue e o sacrifico do Senhor como marketing de empresas. Vejamos:
MARKETING: Conjunto de estudos e medidas que provém estrategicamente o lançamento e sustentação de produto ou serviço no mercado consumidor, garantindo o bom êxito comercial da iniciativa. É o mesmo que mercadologia.
MERCADOLOGIA: Execução das atividades de negócios que encaminham o fluxo de mercadorias e serviços, partindo do produtor até o consumidor final.
Você sabe qual produto comercializado pelos empresários da fé? É o sangue e o sacrifico Cristo,  cujo consumidor final é justamente você, que compra ou colabora de alguma forma com esse comércio que escandaliza a Palavra. E lamentavelmente o homem dissoluto que não teme a Deus, abre um ponto de pregação em cada esquina, com requinte e caráter de empresa, o rotula com “igreja”, mas o único objetivo é extorquir a fé dos que buscam ao Senhor.
A internet, por sua vez, a mais poderosa ferramenta de comunicação da atualidade, e de grande utilidade para levar a palavra de salvação além das fronteiras, oceanos e mares, até nos confins do mundo, mas em mãos inabilitadas, é mais perigosa que uma arma nas mãos de uma criança.
Precisamos de muito cuidado não só com o que se vê na internet, mais também muito zelo ao postar alguma matéria, lembrando que o conteúdo ali postado, poderá influenciar a muitos, tanto para edificação como para destruição. E o Senhor alerta que por suas palavras serás justificado, e por suas palavras serás condenado.
E o que dizer dos jogos eletrônicos que tem como público alvo crianças e adolescentes? Certamente é ferramenta extremamente perigosa, pois, segundo os especialistas da área, a prática constante destes jogos induz à perversidade e ao crime, dado a violência que esses entretenimentos trazem intrinsecamente.
Em fim, o inimigo vive derredor, preparando emboscadas astuciosas para seduzir o crente ao engano; desde o desejo e a cobiça pelo modernismo, a ambição por bens materiais, a gula, as festas e as companhias maliciosas. Por isso, estejamos atentos, vigiando e orando sem cessar, muito zelo, dedicação e cuidado com os seus, e principalmente consigo mesmo.
Devemos filtrar até mesmo o que ouvimos, porque a Palavra exorta dizendo: O ouvido prova as palavras, como o paladar prova o alimento (Jó 34:3).
O Senhor na sua infinita misericórdia nos aconselha: Vós bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.
E ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência, e não sejais participantes com eles; pois outrora éreis trevas, mas agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), aprovando o que é agradável ao Senhor.
E não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porem, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é torpe.
Pelo que diz: Desperta tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e o Senhor te esclarecerá(Efésios 5.5-14).
Louvai ao Senhor!

Um comentário: