sábado, 18 de janeiro de 2014

QUEM É COMO O NOSSO DEUS?

Quem é como o Senhor, nosso Deus, que habita nas alturas; que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes do seu povo. Que  faz com que a mulher estéril habite em família e seja alegre mãe de filhos?  (Salmos 113. 5-9)
A palavra relata que o amor de Deus ao homem excede a todo entendimento humano, porque o seu amor é extraordinário, inexplicável, e insondáveis são as suas riquezas. Deus em sua plenitude, do pó, isto é, das partes mais baixas da terra, levanta o caído, e do monturo, ergue o necessitado. À propósito você conhece o significado da palavra monturo?
MONTURO: Porção de lixo, lugar onde se deposita lixo; montão de coisas repugnantes, asquerosas, lixeira.
Deus Pai e Senhor de todas as coisas, que, pela sua Palavra criou o Céu, a terra e tudo que nela há, verdadeiramente não faz acepção de pessoa. Para Ele, não importa a cultura do homem, a sua raça ou condições financeiras. Para que Ele lhe estenda a mão e o faça assentar entre os seus príncipes do seu povo, basta apenas uma condição: Ouvir a sua voz e guardar os seus mandamentos.
Porque a Palavra na carta aos Hebreus 3.7, 8, narra: Como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração.
Quem é como o nosso Deus, que privilegiou o homem para viver eternamente num Paraíso, e mesmo depois de o ter perdido pela prática do pecado, o Senhor não o abandonou, antes o amou e por isso, entregou o seu único Filho a morrer em sacrifício vivo pelos nossos pecados, e O ressuscitou para a nossa Salvação.
Quem pois, no céu se pode igualar ao Senhor? Quem é semelhante ao Senhor entre os filhos dos poderosos? Não há outro  semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus e, com a sua alteza, sobre as mais altas nuvens!
A quem, pois, fareis semelhante a Deus ou com que o comparareis? Porque um trono se firmará em benignidade, e sobre ele no tabernáculo de Davi se assentará em verdade um que julgue, e busque o juízo, e se apresse a fazer justiça. Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande é o teu nome em força e misericórdia.
Quem é como o Senhor nosso Deus que olhando Ele desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum justo que tivesse entendimento e buscasse a Deus, mas desviaram-se todos e se fizeram imundos; não há justo que faça o bem, não há um sequer (Salmos 14.3,3).
Mas estando nós ainda fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios, porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Entretanto Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. (Romanos 5.6-8).
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. O qual enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele (João 3.16, 17).  
E na carta aos Efésios 2.4-7, a palavra mostra que Deus é bom, é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Mas Deus é o juiz; a um abate e a outro exalta, porque Ele levanta da opressão o necessitado, para um alto retiro, e multiplica as famílias como rebanhos para pôr os abatidos num lugar alto; e para que os enlutados se exaltem na salvação.
Ao necessitado livra da espada da sua boca, e da mão do forte. Assim, há esperança para o pobre; porque Ele depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes;  encheu de bens os famintos, e despediu vazios os ricos. Porque não deixa viver ao ímpio e faz justiça aos aflitos, porque Ele mesmo afirmou: Invoca-me no dia da sua angústia, eu te livrarei, e tu me glorificarás.
Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo; o qual está à destra de Deus, tendo subido ao Céu, havendo lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências. 
Isaias 49.15, relata que ainda que uma mulher que deu a luz o seu filho, que dele não se compadeça e venha a esquecer-se desse, todavia o Senhor, de ti, jamais se esquecerá. E como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem (Salmos 103.13)
Porque  o Senhor nosso Deus é Bendito eternamente e faz com que o solitário viva em família; e a mulher estéril seja alegre mãe de filhos. Liberta aos que estão presos em grilhões; mas os rebeldes os fazem habitar em terra seca.
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; porque alcançastes a sua  misericórdia (I Pedro 2.9, 10). E as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim (Lamentações 3.22).   
Eu, porém, faço a minha oração a ti, Senhor, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação (Salmos 69.13).
Louvai ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário