domingo, 10 de fevereiro de 2013

O PECADO DA GLUTONARIA ..

Assim como os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como outro, porque viemos do pó e para o pó voltará, mas o espírito é imortal, o qual, no grande e terrível dia do Senhor, prestará conta de todos os nossos atos, e cada um será julgado segundo as suas obras.


Antes de iniciarmos o nosso estudo sobre Glutonaria vamos conhecer o significado (dessa) palavra nos dicionários da língua portuguesa:

Glutonaria - Qualidade de glutão; gula, voracidade, que come com avidez.

Gula - Excesso na comida e na bebida. [Cf. glutonaria].

- Apego excessivo a boas iguarias.

Avidez - Desejo ardente, imoderado, veemente, de alguma coisa.

- Ansiedade, sofreguidão.

- Cobiça, ambição.

A Palavra de Romanos 14.17, exorta dizendo: O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

E nos versículos 20 e 21 adverte: Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.

Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.

Observe a recomendação do Senhor, comer carne ou qualquer outro alimento não é pecado, mas o hábito de comer em demasia é algo que desagrada e abomina ao Senhor. O ajuntamento em festas onde predominam a comilança e a bebedeira é algo aborrecedor aos olhos de Deus.

Não estamos referindo somente às festas mundanas, mas do procedimento dos povos que se dizendo crentes no Evangelho de Cristo as praticam, principalmente a festa familiar, e também os alvoroços que se fazem hoje nas igrejas, por ocasião das festas religiosas usando o nome do Senhor Jesus. Mas O Reino de Deus não é comida nem bebida...

Em I Coríntios 6.12, diz: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

O Evangelho de Mateus 4.3-4: E, chegando-se a Jesus, o tentador, e sabendo que tinha fome, disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães e coma.

Jesus, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

A Palavra de Deus nos assegura que aquele que cumprir todo mandamento e pecar num só ponto, tornou-se culpado por todos, e Ele a alerta a igreja para não cair no pecado da gula, porque é pecado .

Assim como os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como outro, porque viemos do pó e para o pó voltará, mas o espírito é imortal, o qual, no grande e terrível dia do Senhor, prestará conta de todos os nossos atos, e cada um será julgado segundo as suas obras.

Na carta aos Romanos 13.13, a Palavra exorta: Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.

Lamentavelmente muitos, no momento da angústia, ao invés de buscar o livramento em Deus acabam se entregando às drogas, vícios, à bebedeira; outros procuraram preencher o vazio da alma comendo em demasia em conseqüência da ansiedade e opressões que o inimigo os submetem. Convém salientar que todo desejo à prática do pecado é uma inspiração demoníaca.

Isso é algo muito sério, satanás vem induzindo aos fieis à prática do pecado, mas a Palavra do Senhor diz: Resista ao diabo e ele fugirá de vós. Resisti-lo na santificação, oração, e súplicas com ação de graça.

Caso o irmão esteja passando por problemas semelhantes, eis uma forte razão e uma grande oportunidade para se apegar verdadeiramente a Cristo e se libertar de todo sofrimento: quando abrimos o nosso coração, Jesus nos transforma, e onde Ele habita, não há espaço para depressão, tristeza e nem dor, porque os anjos do Senhor acampam ao seu redor e nenhum mal chegará à sua tenda e o amor de Deus, que excede a todo entendimento, preencherá o vazio que há em vosso coração, e o seu prazer não estará mais na comida, nem na bebida e em coisa alguma deste mundo, mas em servir ao Senhor, e Deus irá saciar a fome e a sede do espírito, e limpará dos seus olhos toda lágrima.

Em Mateus 11.28 disse Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Em I Coríntios 8.8 a Palavra diz: Ora, o manjar não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais, e, se não comemos, nada nos falta.

E no Evangelho de Lucas 21.34, disse Jesus: Olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.

A Palavra alerta que a inveja, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes, acerca das quais, o Senhor vos declara como já antes disse que, os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. E ninguém seja fornicário ou profano, como Esaú, que, por um prato de manjar, trocou à benção e o direito a primogenitura.

E nos faz recordar que no tempo passado, fizemos a vontade da carne, andando como os gentios, em dissoluções, concupiscências, obras maléficas, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; mas hoje, somos servos do Deus vivo, temos um compromisso com o Altíssimo, e não podemos mais andar segundo a concupiscência da carne, mas na sabedoria do Espírito e na obediência da palavra de Deus.

Após a multiplicação dos pães (Evangelho de João 6.1-15), disse Jesus à multidão dos que os seguia (João 6.26-27): Na verdade, na verdade vos digo que me buscais não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.

Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou.

Jesus censurou aqueles que O seguiam para receber apenas o alimento material, como muitos hoje, buscam a Jesus esperando receber apenas as prosperidades materiais, deixando assim, em segundo plano a graça, desconhecendo o sacrifício de Cristo na cruz para que tenhamos a remissão dos pecados e a oferta da vida eterna.

E ainda no Evangelho de João 6.48-57, Jesus dá a certeza que o pão que sacia a fome do nosso corpo físico, não possui virtude alguma, porem, Ele é o alimento espiritual e dará vida eterna para aqueles que o amam e vivem pela sua graça, porque verdadeiramente, Jesus é o Pão da vida. Vejamos:

Eu sou o pão da vida; assim, quem de mim se alimenta, também por mim viverá.

DANIEL SE ABSTEM DO VINHO E DO MANJAR DO REI

No livro de Daniel 1.1-9, na era que o rei Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio a Jerusalém e a sitiou; então disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real, e dos nobres, jovens em quem não houvesse defeito algum, formosos de aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e sábios em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem aptidão para viver no palácio do rei, a fim de que fossem ensinados nas letras e na língua dos caldeus.

E o rei lhes determinou a ração de cada dia, da porção do manjar do rei e do vinho que ele bebia, e que assim fossem criados por três anos, para que no fim deles pudessem estar diante do rei. E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.

E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar. Ora, deu Deus a Daniel graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.

Eis o exemplo e o testemunho do homem compromisso com Deus. Quem não gostaria de participar do banquete que ao rei é servido e tomar da porção do vinho que pela majestade é degustado? Daniel e os seus companheiros, ungidos com a sabedoria que Deus lhes havia ofertado, recusaram a receber a mordomia dispensada ao rei, optaram em se alimentar com legumes em lugar do banquete e a tomar água em lugar do vinho, para não se contaminarem, e foram por Deus agraciados:

Daniel 1.17: Ora, a esses quatro jovens, Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda visão e sonhos.

A preocupação de Daniel, não era contaminar a carne, mas o espírito e as virtudes que de Deus haviam recebido, coisas que muitos não tem olhos espirituais para ver, e quando tem essa percepção, acabam por desprezar a palavra, e buscam o prazer na comida e na bebida, nas coisas deste mundo, desprezando a santificação e a purificação da alma para a vinda do Senhor Jesus. Esquecem que o Reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, paz e alegria do Espírito Santo.

O TERRÍVEL EPISÓDIO COM OS FILHOS DE JÓ

No livro de Jó, Capítulo 1.1 a 19 diz: - Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal.

E iam seus filhos e faziam banquetes em casa de cada um no seu dia; e enviavam e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.

Sucedia, pois, que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura, pecaram meus filhos e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.

E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão primogênito,

Estando ainda este falando (mensageiro de Jó) veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,

Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei, para te trazer a nova.

Jó, homem temente a Deus, sabedor que os seus filhos praticavam atos desagradáveis aos olhos do Senhor pelas festas, e muita comida e bebida, ao turno dos dias dos banquetes dos filhos Jó, se levantava de madrugada, e os santificava, oferecendo a Deus, holocaustos e sacrifícios segundo o número de cada um dos seus filhos.

Porem, Jó possuía temor a Deus pelos seus filhos, pela abundância de seus pecados, no que acabou acontecendo aquilo que ele vislumbrava.

Ocorrido a tragédia em torno de si, disse: O que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu (Jó 3. 25).

Na carta aos Hebreus 13.9, a Palavra do Senhor diz: Bom é que o coração se fortifique com a graça e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.
Louvai ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário