terça-feira, 3 de julho de 2012

PORQUE TEOLOGIA , SE O ESPIRITO SANTO ENSINA TODAS AS COISAS ?

Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo (Carta aos Hebreus 1.1).
E na carta universal de I João 2.27, o Senhor declara: E a unção que vós recebestes d’Ele, fica em vós, e não tendes necessidade de que algum vos ensine, mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
Na segunda epístola Universal do Apóstolo Pedro, capítulo 1, versículos 20,21, a palavra exorta dizendo: Sabendo primeiramente isto: Que nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
A Palavra da verdade, escrita sim, por mãos de homens, não por sua própria vontade, mas, divinamente inspirados pelo Espírito Santos de Deus, como diz: Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para responder, para corrigir e instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.
Por isso, precisamos confiar na palavra de Deus, e não há necessidade alguma de buscar sabedoria em cursos bíblicos ou nas faculdades de teologia as quais têm na verdade, alguma aparência de sabedoria, mas não é de valor algum perante o Senhor Jesus Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros de sabedoria e da ciência, porque a sabedoria espiritual não virá pelo ensinamento do homem, mas pelo seu Santo espírito, o qual vos ensinará todas as coisas, para que a vossa fé não se apoie em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Porquanto a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
Ratificado que a sabedoria espiritual e o discernimento da Palavra virão pelo Espírito Santo de Deus, então qual a obrigação de se ingressar numa faculdade de teologia para compreender os desígnios Deus? Será que o Espírito Santo de Deus vai ministrar no banco escolar ou no seu coração? Quem é o homem capaz de revelar os segredos de Deus, ocultos em mistério, se a palavra do Senhor recomenda que, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente. Pois, assim disse o Senhor: Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes (Jeremias 33.3).
Afirmação conferida na carta de Paulo aos Efésios 1.17 dizendo: O Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos dê em seu conhecimento, o Espírito de sabedoria e de revelação.
E no Evangelho de João 16.13, disse Jesus: Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
Tu porem permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Jesus, alerta que toda sabedoria e discernimento espiritual, virão pelo seu Espírito Santo: Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto Ele tem dito.
Ele ainda aconselha: Examinai as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna. E são elas que de mim testificam.
E no Evangelho de Lucas 10.21 e 22, a palavra narra: Jesus se alegrou no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste as criancinhas, assim é, o Pai, porque assim te aprouve.
Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem que é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho quiser revelar.
Portando, amados, o único livro que o crente deve e precisa ler concernentes às coisas do alto é a Bíblia, por que o próprio Senhor Jesus Cristo afirma que o seu Santo Espírito nos ensinará todas as coisas, observem:
Por ocasião da grande tribulação que no final dos tempos virá sobre o povo de Deus (Marcos 13) o Senhor Jesus encoraja os seu servos dizendo: Quando, pois, vos conduzirem para vos entregarem, não estejais apreensivos de antemão pelo que haveis de dizer; mas o que vos for dado naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo.
Carta aos Hebreus 8.10-12: Porque este é o concerto que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei. E eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo.
E não ensinará cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior.
A Palavra relata ainda que livros e mais livros acumulam sabedoria da ciência humana, confusos estão os sábios segundo a carne, pela erudição adquirida nas enciclopédias, muitas vezes inserindo doutrinas de heresia nas igrejas, distanciando o povo do Reino de Deus, cumprindo porque está escrito: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos.
O rei Salomão, homem de imensurável sapiência, resumiu todo esforço do homem letrado numa só palavra vejamos:
Filho meu, atenta: Não há limites para se fazer livros, e o muito estudar, enfado é da carne. De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque este é o dever de todo homem (Eclesiastes 12. 12 e 13).
Por isso amado em Cristo, precisamos primar pela sabedoria que vem do alto, porque primeiramente é pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia, e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor.
O livro dos Salmos 111.10, diz: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento tem todos os que lhe obedecem; e com os humildes está a sabedoria (Provérbios 11.2).
Louvai ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário