quinta-feira, 7 de junho de 2012

ANANIAS E SAFIRA , PORQUE MORRERAM ?

Quão formoso era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuíam era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos. Repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
Então, José, cognominado, pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da Consolação), levita, natural de Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos. Mas certo varão chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os jovens, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.
E, passando um espaço de quase três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés e expirou. E, entrando os jovens, acharam-na morta e a sepultaram junto de seu marido.
Amados, muitos pregadores anunciam que Ananias e sua mulher Safira morreram porque retiveram a parte designada para o dízimo. É conveniente lembrar que não há referência alguma sobre dízimo ou oferta neste texto, mesmo porque as ordenanças do Antigo Testamento fora por Cristo extintas, pela aspersão do seu próprio sangue na cruz do Calvário, dando-nos um Novo Testamento, feito não mais com sacrifício e rituais, mas cheio de graça e misericórdia.
Na ocasião, os irmãos se convertiam pela pregação dos Apóstolos, e, não mais por ordenança ou imposição, mas por discernimento do Espírito Santo e cultivo do amor ao próximo, vendiam as suas herdades e repartiam entre os necessitados. Porém, sem qualquer prescrição por parte dos Apóstolos, tudo se realizava por amor e obediência aos mandamentos do Senhor, e voluntariamente vendiam suas propriedades e partilhavam com os irmãos menos aquinhoados.
E, Ananias e Safira permitiram que satanás enchesse seus corações, e pela vaidade, queriam transluzir um perfil caridoso aos olhos da comunidade, mas o íntimo estava corrompido pela avareza, voltado apenas para as coisas do presente século.
A Palavra do Senhor é fiel e verdadeira, radical e invariável, e afirma que ambos morreram porque mentiram ao Espírito Santo de Deus (Atos 5.1 e 4).
Assim também ocorrerá a esses pregadores fraudulentos que usam como argumento a mentira, anunciando que Ananias e Safira morreram por reter a parte destinada ao dízimo, certamente, assim como eles, também morrerão (Hebreus 7.8), pela avareza e adulteração aos mandamentos de Deus, porque a palavra declara que ficarão de fora qualquer que ama e pratica a mentira (Apocalipse 22.15).
Naquele período, os irmãos recebiam a Palavra de Deus no coração, e, pelo arrependimento, conversão e unção do Espírito Santo, renunciam seus bens materiais pela recompensa de uma melhor e mais confortável esperança pelo derramamento do Sangue do Senhor Jesus Cristo, o qual revelou no Evangelho de Lucas 12.32: Vendei o que tendes, e dai esmolas, fazei para vós bolsas que não se envelheçam, tesouro nos céus que nunca acabe aonde não chega ladrão, e a traça não rói. Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
Observaram então a razão porque os que se agregavam a igreja de Deus vendiam tudo e repartiam entre os mais pobres? Primeiramente porque é uma ordenança do Senhor Jesus, porque Ele ordenou Vendei o que tendes, e dai esmolas, porque onde estiver o seu tesouro, ali estará também o seu coração.
Então irmão responda a si mesmo: Onde está o seu tesouro? Está nos seus bens materiais, voltado para ambição deste mundo ou na ordenança do Senhor de amar ao próximo? Onde o irmão está fazendo para si, bolsas que nunca envelhecem? Está construindo a bolsa que será aquinhoada entre os seus herdeiros, ou está construindo um tesouro no céu que nunca se acaba, onde o ladrão não entra, a traça não rói e nem há desgaste pelo tempo? É uma grande oportunidade para você, meu amado irmão em Cristo, refletir e responder a si mesmo, ainda há tempo.
No livro de profecias de Isaías 58.7 a 11 a Palavra instrui o que realmente agrada a Deus, vamos meditar:
Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto e recolhas em casa os pobres desterrados? E, vendo o nu, o cubras e não te escondas daquele que é da tua carne?
Então, romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui; acontecerá isso se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade.
E, se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam.
É lamentável que hoje, não haja mais essa iniciativa por parte dos que se agregam ao Evangelho de Cristo, e não distribuem parte dos seus bens ao próximo, não doam aos mais carentes, porque o mandamento de Cristo não mudou, aliás, está em pleno vigor, o qual nos lembra que mais bem-aventurada coisa é dar do que receber (Atos 20.35).
Em Colossenses 3.14, a Palavra assegura: E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário