sábado, 22 de fevereiro de 2014

O QUE É VERDADE ?

Entende-se por VERDADE, a adequação de uma afirmativa com a realidade dos fatos. Mas aplicando este conceito a tudo o que está registrado, pela vontade e sapiência de Deus, nas escrituras sagradas, e também à nossa própria experiência vivenciada em Cristo, apercebemos que a VERDADE, não se limita apenas a uma afirmativa verdadeira a respeito de um fato, mas principalmente ao conhecimento daquele que é a própria expressão da verdade:  CRISTO (João 14.6), porque Ele disse: Eu sou o caminho, e A VERDADE e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.  A sua Palavra é a verdade (João 17.17).
Por ocasião da prisão de Jesus, quando este fora entregue aos principais dos sacerdotes, e apresentado a Pilatos, nada respondia quando lhe interrogavam, mas fez uma importante afirmativa: Disse que veio para dar testemunho da verdade, e assegurou:  Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz(João 18.37).
 A princípio, parece que Pilatos teve algum interesse em conhecer a verdade, e perguntou a Jesus:
O QUE É A VERDADE?
Todavia, segundo o relato bíblico, Pilatos inquiriu a Jesus, mas não esperou a réplica do Mestre, ao contrário, mesmo estando diante da Verdade, tapou aos ouvidos; recusou-se aceitar a verdade, ainda que reconhecesse a inocência de Jesus em relação às acusações que recaiam sobre ele. E como acontece nos dias de hoje, acabou perdendo a maior oportunidade da sua vida,  ao invés de receber e andar na Verdade, optou por viver na hipocrisia.
Pilatos, perguntou sobre a verdade ao Senhor devido a sua cegueira espiritual, porque desde o princípio Jesus sempre assegurou que Ele é a expressão da verdade em pessoa.  Todas as veredas do Senhor são misericórdias e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos. (Salmos 25.10).
Cristo é a Verdade, pois estava no principio com Deus, e segundo as escrituras, Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez  (João 1.3). Ele mesmo levou sobre si as nossas dores; Ele é quem cura as nossas enfermidades, liberta e salva a todos os que vivem na maldição do pecado; Ele é o único que transforma vidas, pois, deu-se a si mesmo em sacrifício vivo, em nosso favor, para libertar e salvar o homem que estava morto na maldição do pecado.
E disse Jesus aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente, serão meus discípulos, e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará  (João 8.31, 32).
Observemos que Jesus impôs uma condição para sermos reconhecidos por Ele como seus discípulos e, alcançarmos a libertação: Precisamos permanecer na sua Palavra, isto é, andar na Verdade, porque sabemos que a sua Palavra é sustentada na Verdade, e que todos os seus mandamentos são alicerçados na Verdade. Vejamos aas escrituras:
Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo (João 1.17).
Se alguém deseja andar na verdade e conhecer ao Pai, em quem não há sombra de variação, é imprescindível que conheça primeiramente o Filho, o qual é a imagem visível do Deus invisível e nele não há engano e nem hipocrisia.
A partir de então, tornando-se o homem, um discípulo de Cristo, guardará a sua Palavra e, jamais provará a morte, pois assim  assegura o Mestre:
Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha Palavra, nunca verá a morte (João 8.51).
Mas, quem deu crédito à nossa pregação? (Isaías 53.1), Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam  (João 1.11).
Muitos dos judeus contestaram a Jesus e à sua Palavra; alegavam estar isentos da necessidade de libertação, porque diziam ser descendentes de Abraão e, portanto, eram livres.  Jesus porem os repreendeu-os dizendo: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado (João 8.34).
Acompanhemos parte do diálogo entre o Senhor e os judeus, descrito em João 8.37-40,  44: Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha Palavra não entra em vós. Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai.
Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão; faríeis as obras de Abraão.
 Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a Verdade, que de Deus tem ouvido. Abraão não fez isto.
Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e nunca se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. E, se vos digo a Verdade, por que não credes?
Eis aqui um grande ensinamento: Os judeus, em sua maioria, acreditavam que, em razão de serem da descendência de um homem temente a Deus, estavam justificados perante o Pai, com direito a usufruir de todos os benefícios que um filho recebe do pai. Entretanto, esta visão era puramente terrena, pois esperavam um Rei somente para esta vida e não para a vindoura, e como o Reino de Cristo não é deste mundo, jamais poderiam dar crédito à sua pregação.
Como o Senhor declarou aos judeus obstinados: Aquele que comete pecado é escravo do pecado, porque não aceita a verdade, e o seu deleite está em viver e praticar a mentira, procurando satisfazer os desejos do pai da mentira que é o diabo.
Não creem na verdade, porque a Palavra de Cristo não entra em um coração endurecido; não conseguem ouvir a voz do Senhor e  não entendem a sua linguagem, porque somente aquele que é da verdade, ouve a sua voz.
 Quem comete  pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. E aquele que é nascido de Deus não comete pecado  (I João 3.8, 9).
 Mas os mansos e humildes de coração ouvem a sua voz e conhecem a sua vontade, porque tem o Consolador, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós (João 14.17).
Jesus em sua infinita bondade e misericórdia; intercede ao Pai pelos seus discípulos dizendo:  Pai, santifica-os na Verdade; a tua Palavra é a Verdade (João 17.17).
E, se somos da verdade, então andemos na verdade, pois assim nos ensinam as escrituras:  Pelo quedeixai a mentira e falai a Verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros (Efésios 4.25). 
E não vos escrevi porque não soubésseis a Verdade, mas porque a sabeis, porque nenhuma mentira vem da Verdade (1 João 2.21).
Quanto aos que resistem à verdade, a Palavra Alerta:  Do Céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a Verdade em injustiça; pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!   (Romanos 1.18, 25).   E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a Verdade sobre os que tais coisas fazem (Romanos 2.2)
Disse Jesus: Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira  (Apocalipse 22.15).
Em III João 1.4, a Palavra revela o que mais agrada  o coração do Pai, dizendo: Não tenho maior gozo do que este: O de ouvir que os meus filhos andam na Verdade.  
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.  Cristo é a Verdade
Louvai ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário