segunda-feira, 4 de março de 2013

A CARNE É FRACA ;

E, voltando o Senhor para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e os advertiu dizendo: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26.41).
Há algum tempo presenciamos um famoso pregador televisivo, interpretando este versículo como se o Senhor Jesus tivesse deixado uma lacuna na Palavra, abrindo um precedente para o homem se justificar dos seus pecados, algo que é totalmente contrário à doutrina da salvação e santificação, explícita na bíblia.
Até que ponto os que ensinam sobre este texto, compreendem verdadeiramente o que Cristo disse ao afirmar que o espírito está pronto, mas a carne é fraca?
Sabemos que estudar um versículo bíblico sem considerar o seu contexto, significa, na maioria das vezes, não compreender toda a verdade nele contida, e se adotarmos essa prática em relação às escrituras sagradas, obteremos quase sempre, um resultado confuso, cometeremos falhas, e induziremos muitas pessoas ao erro.
É comum ouvirmos testemunhos de irmãos alegando terem caído no pecado devido à fraqueza da carne, inclusive citam como exemplo o apóstolo Paulo, que afirmou: Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço (Romanos 7.19).
Temos observado que, aqueles que não receberam a revelação da Palavra através do Espírito Santo de Deus, mas tentam compreendê-la pelo seu próprio raciocínio, geralmente procuram juntar um versículo daqui e outro dali, como se fosse um quebra-cabeça, até conseguir uma base bíblica que dê respaldo a uma doutrina puramente humana.
Alguém já parou para observar em que condições, Jesus declarou que a carne é fraca? Observe o contexto: Chegando o Senhor a um lugar chamado Getsêmani, disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. E lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.
E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e os advertiu dizendo: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mateus 26.36-41).
Naquela ocasião a advertência aos seus discípulos, era unicamente para que permanecessem em constante vigília e oração, a fim de fortalecer o espírito, pois a hora em que o Senhor seria entregue às autoridades estava se aproximando, e a perspectiva, era de grande angústia e dor. Precisavam estar fortes e unirem-se ao Mestre durante as horas mais difíceis de sua vida (na carne), por isso Ele disse: ficai aqui e vigiai comigo.
Seus discípulos estavam cansados, exaustos e, debilitados fisicamente, e Jesus os encorajou, dizendo que o espírito está sempre pronto, mas a carne é fraca, dado à sua vulnerabilidade, pouca resistência e durabilidade; a carne é tendenciosa ao conforto e voltada para as coisas materiais.
O Mestre não estava apresentando aos discípulos uma justificativa para cumplicidade à prática do pecado. Ao contrário, lhes admoestou para se santificarem ainda mais; desta forma, a carne não prevaleceria sobre o espírito, e seriam fortalecidos espiritualmente para suportar toda dor e angustia que estavam prestes a vivenciar, em razão da submissão à vontade de Deus, que era oferecer em sacrifício vivo o seu único Filho para salvar o homem que estava morto na maldição dos pecados.
Mencionando o Senhor que a carne é fraca, referia-se também a si mesmo, pois sabia que era chegada sua hora, e Ele próprio sentiu a fraqueza da carne na sua natureza humana, porque era homem de dores, servo sofredor.
E, ainda que possuía uma natureza humana, o fato de estar constantemente vigilante e em comunhão com o Pai, ao qual orava sem cessar, tornava o seu Espírito forte, a ponto de vencer o pecado, deixando de lado a sua própria vontade para submeter-se incondicionalmente à vontade daquele a quem amava acima de todas as coisas.
A bíblia diz que, humanamente, Jesus era como nós: Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel Sumo Sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo (Hebreus 2.17).
Sua carne era fraca, mas o Espírito forte, por isso Ele não conheceu pecado, por tanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles (Hebreus 7. 25).
Logo, se alguém é vencido pelo pecado, não é porque a carne é fraca, mas porque o espírito do homem está fraco; este ainda não recebeu os dons do Espírito Santo do Senhor para conversão, salvação e certeza de vida eterna. Porque se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados (Hebreus 10.38).
Quando deixamos de ser homens e mulheres naturais e passamos a ser, homens e mulheres espirituais a luz das escrituras nos dizem que já não temos prazer nenhum no pecado.
Se alguém quer tomar Paulo como exemplo, deve então atentar para tudo o que ele disse, e não apenas para uma única frase. Eis aqui algumas palavras de Paulo:
- Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? (Gálatas 3.3).
- Digo, porém, andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne (Gálatas 5.16).
- Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele, porque, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. (Romanos 8.9).
- Porque os que são segundo a carne, inclina-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. (Romanos 8.5-13).
Isso de maneira nenhuma define que uma vez que conhecemos a graça de Jesus Cristo nunca mais cometeremos pecado algum. Mas tudo o que foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, e a verdade é que, à medida em que nos santificamos através do conhecimento de Deus e da sua Palavra, a probabilidade de pecarmos contra o Senhor é bem menor, pois o pecado entristece o Espírito de Deus profundamente (Efésios 4.30).
E por isso que Paulo insistia em dizer: Os que são de Cristo Jesus, crucificaram a carne com as paixões e concupiscências (Gálatas 5.24).
Mas alguém pode ainda questionar: E se alguém pecar? Se alguém pecar, deve seguir a orientação que está no livro de I João 2:1: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
Louvai ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário