quinta-feira, 27 de março de 2014

O TRÁGICO MUNDO GOSPEL..

Desde a Antiguidade, os levitas adoravam ao Senhor com louvores e cânticos espirituais, oferecendo-lhe honrarias pelo seu infinito amor. Mas os cânticos gospel apresentados hoje nas instituições religiosasconhecidas como “igreja”, não traz a mesma natureza dos sacerdotes levitas, porque lamentavelmente, não são cânticos espirituais para honrar e glorificar o Santo Nome do Senhor.
Ainda que os irmãos assim entendam, porque existem lindas músicas gospel, falando do infinito amor de Deus e da magnitude do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, mas se buscarmos a origem desses cânticos, o retorno financeiro em benefícios dos cantores e das instituições religiosas, veremos que essa honraria aparente, não fora  criada para exaltar o Reino de Deus, mas com fins lucrativos, sem contar que o cântico gospel é altamente contagioso, visto que a maioria das  letras manipulam o sangue e o sacrifício de Cristo para dar credibilidade e aspecto de santidade, mas a finalidade é sempre lucrar, e isso é abominação aos olhos do Senhor. Lembra-te da reação de Jesus ao deparar com o comércio no templo?
Diante da verdade, cremos que não é pecado louvar ao Senhor com música, aliás, devemos, desde que não seja da forma profissional como está sendo feito hoje, cuja finalidade é lucrar, mas glorificar ao Senhor com cânticos verdadeiramente espirituais, divinamente inspirados pelo Espírito de Deus, sem nenhum interesse financeiro, algo puramente santo, vindo do Alto para comunhão espiritual da igreja, porque os verdadeiros adoradores adoram o Pai em Espírito em Verdade, e o  Pai procura os tais que assim O adoram.
Mas lamentavelmente, não é só na música que blasfemam o Santo Nome do Senhor, esse movimento gospel chamados “pentecostal”, assim como orações nos montes, movimento celular G12, cair na unção, rê tê tê, dança, a músicas gospel em si mesma, teatro, o retiro dos finais de semana e outras heresias praticada pelas instituições religiosas eclesiásticas que o homem adotou como "igreja", é uma ameaça iminente à verdadeira igreja de Cristo, porque são falsas doutrinas, criadas pelo homem (Gálatas 1.8).
Outra perigo para o crente são os costumes do mundo que os líderes religiosos introduziram nas igrejas sob pretexto de evangelização, e o que há de mais moderno hoje é próprio mundo gospel, com danças coreográficas, às vezes precedidas de escândalos, os teatros, as imitações aos costumes pagãos como festa junina, rodeio, festa fantasia... Já existe até concurso de beleza feminina para escolha irmã “mis”,   praticado por algumas “instituições religiosas”.
Mas a Palavra de I Coríntios 6.12, alerta: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
 Isso nos leva a refletir e a indagar: Quem será edificado com essas coisas mundanas na igreja?  Isso tem sido praticado para exaltar o reino de quem? Porque o Senhor nosso Deus, que criou o céu e a terra, certamente não vai se alegrar com essas perversidades, visto que são coisas condenáveis pela Palavra.
Havemos de considerar, que no princípio da Igreja Primitiva existiu uma verdadeira revolução entres os povos pelo poder de Deus, através do ministério dos Apóstolos. Judeus e gentios se convertiam, milhares de pessoas se agregavam a doutrina de Cristo todos os dias. Curas, libertações, milagres e maravilhas aconteciam frequentemente porque o derramar do Espírito Santo era abundante entre os irmãos, havia virtudes até na sombra dos Apóstolos.
Mas com o decorrer do tempo, o homem colocou uma placa na porta da estrutura material, apelidou o prédio de “igreja”, se colocou no lugar de Cristo, desvirtuou a verdade em mentira, e começou a faturar alto usando o sangue e o sacrifício do nosso Redentor. E  o que seria a igreja de Cristo, fonte de libertação e adoração, está totalmente materializada, longe da presença do Rei dos reis e da salvação, onde a prioridade é a prosperidade material, ou seja, uma noiva desvirtuada, profana, que nada tem a ver com a verdadeira igreja que Cristo virá buscar no seu Grande e Dia, está em todas as partes escandalizando o Sacrifício do nosso Salvador.
Portanto, se o cântico for adoração, para honra e glória do Altíssimo, devemos sim, cantar e louvar ao Senhor, e que sejam cânticos e louvores espirituais, divinamente inspirados pelo Espirito Santo de Deus, que não seja música gospel, e que também não sejam cânticos das instituições denominacionais, porque o nome do Senhor está sendo usado por esse povo apenas como marketin comercial, tudo é para honra e glória do homem, isso é condenável por Deus.
Mas as abominações não param por aí, hoje existe  uma avalanche de doutrinas de homens nas instituições denominadas (igrejas) que as tornam verdadeiras sinagogas de satanás.  
E não há dúvida, no tempo da graça, a prioridade é pregar o Evangelho, porque é justamente por essa poderosa ferramenta gerada pelo sacrifico do sangue do Cordeiro do Pai, que virá a salvação. Observe que o louvor “em Espírito e em Verdade” agrada o coração do homem, e mais ainda ao Senhor, diferentemente da música  gospel fabricada artificialmente, ainda que usando o nome do Senhor, mas não tem nenhum vínculo de adoração ao Deus Altíssimo.
E parar o seu conhecimento, no Novo Testamento não há ordenança para músicas, cantores e instrumentos, como havia na velha aliança, aliás, eu não tenho lembranças de ordenança no tempo da graça para louvar o Senhor com música, salvo as cartas de Colossenses 3.16 e Efésios 5.19, onde diz; ...falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.
Isso quer dizer que, independente do lugar ou situação em que o crente estiver, nada o impedirá de louvar ao Senhor, ainda que em espírito, porque o louvor a Deus não se faz necessário ter uma banda musical, com cânticos, danças, teatros, e outras heresias que se praticam nas instituições religiosa denominacionais.
Observe que, segundo a Palavra, tocar instrumento não é dom espiritual, e sim um talento pessoal, porque os dons espirituais são para edificação da igreja, e crescimento espiritual daqueles que buscam a Deus verdadeiramente em Espírito e em Verdade.
Os dons espirituais, os recebemos naturalmente pelo Espírito Santo do Senhor, e jamais poderíamos adquirir um dom nos bancos escolares, como é o caso dos músicos, a maioria aprendem a tocar através de um professor de música.
Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente (I Coríntios 12.31).
E no tempo da Graça não há nenhuma referência qualificando a habilidade com instrumentos musicais como dom espiritual, mas se você tem alguma referência que comprove esse dom, por favor, queira compartilhar conosco para o nosso crescimento espiritual.
Irmãos, o meu espírito anseia por cânticos de louvores e adoração ao Senhor, é evidente que não estamos referindo a essa bandalheira que chamam de música  gospel,  porque nesse mundo gospel  tudo é  escárnio ao Santo Nome do Senhor, e como a Palavra exorta ao servo a viver salmodiando com hinos e cânticos espirituais, separei alguns versículos para nossa reflexão, observe:
Colossenses 3.16 e Efésios 5.18, 19: ... mas enchei-vos do Espírito, Falando entre vós com salmos, ehinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.
Atos 16.25:  Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
Colossenses 3.16:  A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
Tiago 5.13:  Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Mateus 26.30:  E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.
Vamos refletir nesses versículos. Primeiramente eu não encontrei no Novo Testamento numa referência sobre instrumentos musicais.
A Palavra de Colossenses 3.16 e Efésios 5.18, 19, faz uma exortação muito profunda, vejamos:  ...falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhorno vosso coração.
Na verdade essa mensagem não é uma ordenança para cânticos nas reuniões em nome do Senhor Jesus,  a referência é uma alusão da Palavra onde  diz que devemos andar em Espírito e viver em Espírito, isso é, andar em santidade exercendo o Fruto do Espírito, é o mesmo que orar sem cessar, porque diz: cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.
Em Atos 16.25,  relata a Palavra que Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, dentro da prisão, e com certeza não havia instrumentos musicais, e aconteceu todo aquele reboliço naquela noite, porque Deus estava com eles pelo seu Santo Espírito, e não usavam nenhum instrumento em seus cânticos, era algo que vinha do Alto nos seus corações para honra e glória do Altíssimo.
Mateus 26.30, diz que logo após Cristo compartilhar com os seus na última páscoa, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras. E aqui comprova outra vez, certamente não havia instrumentos musicais nesses cânticos.
Mas o que há de mais forte que comprova e dispensa a prática do cântico nas reuniões está em João 4.23, 24, onde a Palavra testifica que Deus é Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em Espírito e em Verdade, isso é, andar em plena santidade e comunhão com Deus e os irmãos, trazendo sempre consigo as virtudes do Espírito  Santo em nossos corações.
Louvai ao Senhor!

segunda-feira, 10 de março de 2014

VOCÊ SABE DE FATO O QUE É SER IGREJA?


Esta palavra ocorre 109 vezes na Bíblia, mas não aparece nenhuma vez no Antigo Testamento. É a tradução da palavra grega “eklesia” e significa “chamados para fora”. O conceito exato é que igreja é um povo que Jesus comprou com Seu sangue. A igreja não tem nome, nem endereço, nem cor, nem tribo, nem nação. Ela não é uma instituição com templos, organizações etc. A igreja são as pessoas, o povo de Deus.
A igreja de Cristo não tem hora de culto, o culto nem é uma cerimônia.
A igreja de Cristo cultua em todo tempo porque cultua com a vida, vivendo. A igreja de Cristo não é de parede e teto, ela é feita por mim e por você.É feita de gente, e gente imperfeita. Gente que erra, gente que falha, gente que tropeça. É feita de gente que ama e que ama ser amado. Gente que sorri mas que também chora. Gente que sofre com as mazelas do mundo.
A igreja de Cristo é uma igreja que se importa com a fome, com o sofrimento.
A igreja de Cristo sente a fome do faminto, sente a sede do sedento, sente o frio do desabrigado, sente a dor do doente.
A igreja de Cristo mostra o caminho da salvação, mas não tem os direitos da via nem cobra o pedágio da ponte.
A igreja de Cristo ilumina a estrada como um farol, para que todos possam passar pela ponte, e a ponte é Jesus.
A igreja de Cristo não tem nome, não tem placa nem mesmo uma sede. Ela está em mim e está em você. Quem a governa é Deus e o seu credo não está decorado.
A base dessa igreja é o amor, o amor não fingido. Nessa igreja não tem banco, nem mesmo liturgia. Nessa igreja você não precisa baixar a cabeça pra falar com Deus.
Ali você deve ficar de olhos bem abertos ao ouvir a voz de Deus, pois ele te manda olhar para o lado, te manda ver o teu irmão.
Nessa igreja pouco importa a duração do culto,
pois o culto dura o tempo todo.
Importa mesmo é que você seja essa igreja.
Você não precisa de roupa certa para vir nessa igreja.
Não importa o que você tem pintado na sua pele, nem mesmo importa a sua pele.
Nessa igreja todos somos igreja.
Também não há cargos ou obrigações nessa igreja, você não é obrigado a nada.
Eu quero ser essa igreja, eu estou tentando… a cada minuto.                                                                                                                                                                                  LOUVAI  AO SENHOR