segunda-feira, 27 de maio de 2013

DE A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR...

Vamos a Palavra: No livro de Mateus 22.15-22, perguntaram a Jesus se era lícito pagar tributos a César, de ante mão Jesus tratou por  hipócrita, a quem lhe perguntou  ou seja falso, e lhe disse:
Mostrai-me uma moeda do tributo. Eles lhes apresentaram um dinheiro. Então lhes perguntou Jesus:De quem é a efígie e a inscrição? Responderam-lhe: De Cesar. Então lhes disse Jesus: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus .    
Muitos pregadores usam esta referência, para enfocar que Jesus mandou levar nosso dinheiro para a igreja, quando se refere a parte em dar a Deus o que é de Deus.
Porém, errais por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus, ou por falta de entendimento na Palavra, e outros por interesse próprio tentam desvirtuar o verdadeiro sentido do texto, mas na carta aosRomanos 13.3-8, a Palavra  traz à luz do Evangelho o discernimento espiritual, sobre a réplica do Senhor, aos seus opositores, observe:
Os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más, porque são ministros de Deus para cumprimento da lei, por esta razão também pagais tributos, e, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
E a  ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei 
Esse entendimento fora também ratificado em I Pedro 2.13, 14, onde diz: Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior;  quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores e para louvor dos que fazem o bem.
No texto bíblico relacionado ao tópico, evidencia-se que de forma alguma a advertência do Senhor Jesus (Mateus 22.15-22), era uma referência ao dízimo ou qualquer doação de dinheiro para igreja.
E ainda que fosse uma indicação do Mestre para garantir o emprego do dízimo, a Palavra assegura que voltar a prática da lei, é anular o sacrifício do Cordeiro de Deus e reconstruir o muro por  Ele derrubado (Efésios 2.14-16), visto que hoje vivemos o tempo da salvação pela graça (Efésios 2.8), porque  Cristo pagou o mais alto preço pela nossa salvação, pela aspersão do seu próprio sangue.
Portanto, aos homens devemos tributos, impostos e sujeição às leis. Ao nosso Poderoso e Misericordioso Deus, temor, honra e glória, para todo o sempre. Amem.   
Louvai ao Senhor!